Imagem Alt

Biblioteca

 

Neste espaço todos são parceiros: o professor, o estudante, o bibliotecário e o acervo disponível. A biblioteca não tem autonomia de leitura, nem opina sobre o que deve ser lido, mas o docente da Unicir sugere uma bibliografia que acompanha o programa da disciplina, visita periodicamente o local e, de forma mais especifica, o acervo que atende à sua área, avaliando qualidade e quantidade, cuidadosamente, conforme os padrões estabelecidos pela instituição.

A Unicir coloca à sua disposição um vasto acervo composto de livros, teses, dissertações,  além de periódicos, que subsidiam de forma completa a busca por informações para auxiliar na sua formação.

Portal do Docente
Portal do Aluno

Conheça as bases de dados digitais assinadas pela Biblioteca que disponibilizam periódicos, artigos, vídeos, normas técnicas e outros documentos. Confira as listas completas abaixo.

Bases de dados digitais de livre acesso

Livros digitais de livre acesso

Brasiliana Eletrônica UFRJ   Reúne volumes de autores brasileiros e estrangeiros que retrataram o país nos campos da História, Sociologia, Antropologia e História Natural, entre muitos outros. Os títulos fazem parte da Coleção Brasiliana, editada originalmente pela Companhia Editora Nacional no período de 1931 a 1993.
Brasiliana USP Acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros no País e no mundo.
Coleção Aplauso Neste site você encontra livros de biografias de artistas, cineastas e dramaturgos além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV.
Cultura Acadêmica Editora Apresenta mais de 40 livros virtuais gratuitos, uma iniciativa da Editora da Unesp. Títulos em diversas áreas do conhecimento. É necessário fazer um cadastro para ter acesso às obras.
Domínio Público Livros eletrônicos em texto completo. Disponibiliza mais de 1.700 obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), em vários idiomas, já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
EDIPUCRS – Editora Universitária da PUCRS Editora do Ministério da Saúde Acesso ao conteúdo integral dos livros publicados por meio da Editora do Ministério da Saúde. As publicações estão organizadas por série e assunto, em cada item, os títulos estão listados em ordem alfabética.
Freebooks4doctors Acesso gratuito a livros, de diversos idiomas, nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. (Em Inglês)
Fundação Perseu Abramo – FPA Disponibiliza livros eletrônicos de autores diversos, pensadores contemporâneos e das mais diferentes áreas.
Literatura digital Disponibiliza 72.140 documentos, 16.643 autores cadastrados e 3.368 obras digitalizadas.
Livro Aberto O Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação.
Livros LabCom Disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo Laboratório de Comunicação On Line do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (Portugal).
Project Gutenberg Online Book Apresenta aproximadamente 100.000 livros para download em todas as áreas do conhecimento.
SCIELO Livros A Rede SCIELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.
Universia Brasil -Livros Apresenta grandes clássicos da literatura brasileira e mundial, disponibilizando versões digitais para download gratuito.
Virtual Books Livros eletrônicos em texto completo. Disponibiliza obras de literatura.

Compete ao Conselho Superior de Administração – CSA da Instituição, reunir, organizar, armazenar, conservar, divulgar, manter atualizado e distribuir o acervo bibliográfico, material audiovisual ou multimídia referente aos assuntos que integram os programas acadêmicos dos cursos da instituição. O presente Regulamento visa normalizar os procedimentos existentes nas Bibliotecas, bem como facilitar e agilizar o atendimento pleno da Comunidade Acadêmica e dos funcionários da Unicir.

INSCRIÇÃO / CADASTRAMENTO

Alunos de graduação regularmente matriculados podem realizar a inscrição na Biblioteca, bastando a apresentação das seguintes informações: Número de matrícula na UNICIR (alunos) Número de matrícula na instituição (coordenadores, professores e funcionários) Documento de identificação, comprovante de residência e foto 3×4 (usuários externos)

USUÁRIOS

Alunos: inscrição, a qualquer tempo, na Bibliotecas. Professores e funcionários: inscrição na Biblioteca Visitantes: cadastro, conforme regulamento próprio

RENOVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Todos os usuários deverão renovar a inscrição, bem como atualizar as informações pertinentes, semestralmente. O cancelamento da inscrição ocorrerá, para o aluno, ao término do curso ou com o trancamento da matrícula; para professores e funcionários, com a rescisão do contrato de trabalho.

CONSULTA

A Biblioteca estará aberta para consulta local a todos os usuários. Monografias de graduação de alunos da Unicir só poderão ser consultadas no local, sendo vedada toda e qualquer reprodução. Os usuários que solicitarem obras para consulta e as retirarem das dependências da Biblioteca não poderão utilizar os serviços, sofrendo as seguintes sanções: -Alunos: suspensão de 2 (dois) dias – Funcionários: suspensão de 2 (dois) dias

EMPRÉSTIMO

Empréstimo domiciliar: restrito aos professores, alunos e funcionários da Unicir inscritos nas Biblioteca, sendo permitida a retirada de 3 (três) itens, por usuário. Serão emprestados livros, revistas, periódicos, jornais e outros materiais especiais com exceção de: Livros esgotados ou de um único exemplar Obras de referência (dicionários, enciclopédias etc.) Número vigente dos fascículos de revistas e periódicos Jornal do dia Monografias de conclusão de curso Livros com tarja colorida

PRAZOS

LIVROS, REVISTAS, PERIÓDICOS E JORNAIS

7 (sete) dias consecutivos com a possibilidade de renovação por tempo idêntico, salvo se houver reserva. Não é permitido empréstimo de títulos iguais para o mesmo aluno.

EMPRÉSTIMO ESPECIAL DE CURTA DURAÇÃO

Será permitida a retirada de material bibliográfico na sexta-feira à noite com devolução no horário da segunda-feira. Os funcionários do atendimento informarão os itens a serem liberados

RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

O usuário terá direito a 3 renovações do empréstimo, na data de devolução assinalada no material, através do nosso Sistema Acadêmico, realizando login e senha já cadastrados pela instituição. O livro com reserva não poderá ser renovado. O usuário em atraso não terá direito à renovação ou ao empréstimo de outro livro. Os empréstimos especiais não podem ser renovados.

PRAZO DE RENOVAÇÃO

As renovações serão permitidas por período de 7 (sete) dias, desde que observadas as recomendações acima O usuário que deixar de exercer o direito à renovação do empréstimo e atrasar a devolução, será suspenso. O usuário que estiver com mais de 3 (três) atrasos sucessivos, por mais de 10 (dez) dias, terá o atendimento suspenso por 1 (um) mês. A suspensão será conforme os dias atrasados: 1(um) dia de atraso corresponderá a 2 (dois) dias de suspensão, e assim sucessivamente. Será contado para efeito de suspensão, a partir do dia seguinte ao marcado para a devolução (sábados, domingos e feriados serão contados). Se a data de devolução cair no feriado ou recesso, o material deverá ser devolvido no primeiro dia útil de abertura da biblioteca. Se a devolução ocorrer posteriormente, a suspensão será retroativa, contando a partir da data assinalada no sistema. Para itens em atraso que tiverem reservas, a suspensão será aplicada em dobro. O atraso na devolução de item sob “empréstimo especial de curta duração” implicará em suspensão dobrada. No caso de perda de qualquer natureza, furto, roubo ou dano ao item emprestado, o usuário deverá substituí-lo ou pagar o seu valor atualizado no prazo máximo de 30 (trinta) dias. Quando se tratar de obra esgotada, o procedimento será estipulado pela Coordenação Geral de Biblioteca. A apresentação de documento oficial justificando a ocorrência isentará o usuário da suspensão.

MULTA 

Em caso de atraso na devolução das obras, o usuário pagará taxas de multa correspondente aos valores, conforme normas em vigor. Neste caso, o aluno terá seu cadastro bloqueado até a apresentação do comprovante de quitação dos débitos, ficando impossibilitado de realizar novos empréstimos e/ou renovações.

RESERVA

Os usuários poderão reservar até 3 itens, desde que não estejam em atraso com as Bibliotecas. A reserva é feita pela internet no Sistema Acadêmico da instituição, pelo próprio usuário, através de senha pessoal. A reserva será feita para o dia previsto de devolução e será mantida por 24h. Após esse prazo, a reserva é automaticamente cancelada. É de responsabilidade exclusiva do usuário o acompanhamento das reservas efetuadas. Não é permitida a reserva do título já emprestado com o aluno. Não é permitida a reserva para alunos que estejam em débito com a biblioteca.

OUTROS SERVIÇOS

Os usuários deverão agendar horários para utilização das Salas de estudo em grupo.  O agendamento e utilização das salas de estudo em grupo obedecerá aos critérios abaixo: Grupo de 5 alunos, no mínimo, presentes na sala; Agendamento na semana; 1 horário por dia, por grupo; Tolerância de 15min. A partir do horário agendado.

USO DAS DEPENDÊNCIAS DA BIBLIOTECA

Poderão frequentar a biblioteca os corpos discente, docente e administrativo da UNICIR, bem como membros da comunidade externa, observando as seguintes condições: Na Cabine de Estudo Individual e Salão de Estudo não é permitida a entrada com bolsas ou mochilas. Caso queira, o material poderá ser guardado no  guarda-volumes na entrada da biblioteca. Os armários são de uso exclusivo para os usuários que permanecerem na biblioteca.; É expressamente proibido fumar; É expressamente proibido entrar com bebidas ou qualquer tipo de alimento na biblioteca, inclusive balas e similares e garrafinhas com água, para não atrair roedores e insetos ou danificar o material bibliográfico; É expressamente proibido entrar com aparelhos sonoros ou qualquer objeto que possa perturbar o ambiente; É expressamente proibido o uso de telefones celulares na biblioteca. Estes devem ser mantidos desligados ou no modo silencioso; O silêncio é fundamental nas bibliotecas. Para isso, os usuários que nela permanecem devem estar interessados em ler, estudar e pesquisar; A Coordenação Geral  se reserva o direito de advertir aqueles que desrespeitarem os funcionários, as normas vigentes ou os que não apresentarem postura adequada, sob pena de cancelamento temporário ou definitivo da inscrição do infrator nas bibliotecas.